segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAMINHADA - um hábito saudável

A caminhada é uma das opções mais simples e práticas para quem quer fazer exercícios físicos, cuidar da saúde e combater a obesidade. Não requer investimento financeiro e pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer horário. Os benefícios de uma boa caminhada são muitos: melhora a respiração, a circulação sangüínea, a postura, previne o aparecimento de varizes, auxilia os hipertensos, entre muitas outras vantagens.




Algumas recomendações que se deve seguir ao adotar a caminhada como uma prática de atividade física.



Faça uma avaliação médica. Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica. Isso é o primeiro que deve ser feito.
Alongue-se! O alongamento é necessário antes e depois da caminhada. Evita lesões tanto os membros inferiores quanto os superiores
Vá com calma, se estiver começando. Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo.
Seja freqüente e faça disso um hábito.  Crie uma rotina de exercícios e siga sempre.  Não interrompa a caminhada. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar” em sua rotina.
Não faça caminhada em jejum.  Você precisa de energia para caminhar! Caso for fazer a caminhada pela manhã, tome pelo menos uma vitamina.
Hidrate seu corpo. Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.
Encare a caminhada como uma atividade física. Não fique andando como se estivesse em um passeio, parando a todo o momento. É necessário ter ritmo.
Não coma muito.  Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Pratique no seu tempo. Isso mesmo! O ideal seria ter um horário fixo para que seu organismo se adapte melhor, mas se não for possível faça dentro do seu tempo e não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física freqüente.
Mantenha postura adequada. É importante permanecer ereto, olhando para frente e com abdome contraído.
Use tênis e roupas adequadas. Para ter mais segurança e se sentir mais a vontade.

Não desista



Nenhum comentário:

Postar um comentário