segunda-feira, 7 de março de 2011

O Bom Humor afasta doenças

Sabe qual o sinônimo para atitude positiva? Bom humor, a mais espiritual das atitudes. E não é preciso esperar uma oportunidade especial para isso, é só começar.

Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostre que há mil e uma razões para sorrir



A medicina agora está estudando
a importância do bom humor e dos
sentimentos positivos na prevenção
e no tratamento de moléstias
 
O ditado "rir é o melhor remédio" começa, enfim, a ganhar respaldo científico. Pesquisas recentes comprovam que boas risadas protegem o coração, aliviam o stress, fortalecem o sistema imunológico, facilitam a digestão e limpam os pulmões.
A risada é o principal objeto da maioria desses estudos, por se tratar da expressão mais explícita do bom humor e da positividade. Sua interferência no funcionamento do corpo é, portanto, mais fácil de ser medida. "Quando rimos, rimos com o corpo todo", define o psiquiatra americano William Fry, da Universidade Stanford, especialista no assunto. Um dos seus maiores efeitos é reduzir a liberação dos hormônios associados ao stress, o cortisol e a adrenalina. Em excesso, essas substâncias enfraquecem as defesas do organismo e elevam a pressão arterial, criando o cenário para o desenvolvimento de infecções e para um infarto. Um estudo revelador sobre os benefícios do bom humor para a saúde do coração foi conduzido pelo patologista Lee Berk, diretor do Centro de Neuroimunologia da Universidade de Loma Linda, na Califórnia. A equipe do doutor Berk acompanhou durante um ano 100 homens que já haviam enfartado, monitorando diariamente a pressão arterial, as taxas de adrenalina e as doses de medicamentos de cada paciente. Eles foram divididos em dois grupos, dos quais um era obrigado a assistir meia hora por dia a uma comédia televisiva. O resultado foi surpreendente: os que foram submetidos às sessões de risada sofreram menos episódios de arritmia, apresentaram redução na pressão arterial e tiveram de tomar menos remédios contra angina. A recorrência de infarto no grupo dos risonhos foi de 8%. No outro, de 42%.


Dicas para adotar uma postura mais positiva em relação à vida

Pratique exercícios regularmente

Desenvolva a espiritualidade, aproxime-se da natureza e cultive uma crença.


Dedique-se a hobbies, passatempos, leve uma vida mais tranqüila, com menos ambições.


Fique atento ao seu ritmo de vida.


Alimente-se melhor, durma mais e cuide da saúde de forma geral. A saúde física está ligada a emocional e vice-versa.


Caso não consiga superar e lidar com as adversidades da vida e a ansiedade, não hesite em procurar ajuda.


Mantenha uma rede de apoio social, amigos são importantes.




VAMOS CULTIVAR O BOM HUMOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário