segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MENSAGEM DE OTIMISMO: Corpo e Emoção

Somos o resultado de nosso corpo físico e do espírito que o habita, também chamado alma, eu interior, mente ou corpo emocional.





O corpo emocional é o responsável pelas emoções. O amor, o ódio, a coragem, a esperança, a fé, o medo, a alegria, a tristeza, a culpa, o remorso, a desconfiança e outros, constituem seu acervo.
É muito intima a relação existente entre o físico e o emocional. Um deve ao outro a sua existência.
Saúde e Doença dependem do equilíbrio existente entre ambos e são mais afetados do que julgamos.
Assim podemos definir Saúde como o estado de harmonia entre o corpo físico e o corpo emocional e a Doença como a perda dessa harmonia.
Todo desequilíbrio, normalmente, tem sua origem em uma frustração emocional, um desgosto ou até em uma simples agressão verbal.
No entanto esse desconforto pode ter conseqüências imprevisíveis, consumindo as forças vitais, diminuindo as imunidades e as defesas do corpo físico.
Por isso é preciso buscar a causa do desequilíbrio, para o tratamento ser eficaz. Não basta medicar os sintomas do corpo físico. O sofrimento é do corpo espiritual, o stress emocional, o sentimento de impotência.
Para a Saúde do corpo físico é indispensável a Saúde Emocional. A alegria de viver, a esperança, a simpatia, o amor, a fé e a bondade dão força e disposição para enfrentar os embates do quotidiano.
O corpo emocional fortalecido, com auto-estima e segurança, será menos vulnerável e o corpo físico será mais saudável.
Cada ser humano é responsável pela busca de seu equilíbrio, através de sua própria evolução e aperfeiçoamento emocional.
Sua recompensa será a Saúde, a Felicidade e a Longevidade!

4 comentários:

  1. Lindo texto, lindo vídeo. Novamente agradeço a Deus pela presença da senhora em minha vida, ainda que ultimamente seja mais virtual que nos eventos da HLF. Que exemplo de mulher!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Chermontzinha!! As vezes precisamos de leituras como esta, que acabei de fazer. Muitas vezes reclamamos e nem sabemos o motivo de reclamarmos...Talvez, seja exatamente por isso, por que somos abençoados, temos tudo que precisamos! Somos ingratos a Deus e a Natureza, pois na verdade, temos muito mais do que merecemos. Obrigada pela oportunidade da reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata melo sua gentileza. Continue acompanhando e divulgando meu blog. Ficarei feliz.
      Beijos
      MJ Chermont

      Excluir