segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

REPOUSAR É PRECISO

Nesta época de festas, é muito fácil cometermos excessos: excesso de salgados, de doces, de álcool, de refrigerantes...  Inclusive, excesso de tarefas, de atividades e de movimentos, sem nos lembrar do indispensável repouso!

 





Se isso acontecesse, somente nestes dias festivos, seria compreensível, muita alegria e reunião familiar! Mas normalmente incorporamos esses excessos no dia adia, prejudicando nossa saúde, nossa forma física, nossa disposição e com conseqüências incontroláveis e fartamente conhecidas!

De se ressaltar que essa prática negativa, não é exclusiva dos adultos As crianças também estão se excedendo, com a conivência dos pais, e sofrendo as mesmas ou piores conseqüências! Inclusive despertando a atenção da Saúde Pública, disposta a intervir na orientação da educação infantil, nesse setor!

Por outro lado, vem ocorrendo com nossas crianças outro excesso, igualmente muito prejudicial.  Com a intenção de prepará-las adequadamente para vida futura, enchem-nas de exaustivas tarefas: inglês, natação, judô, ballet, música etc. prejudicando suas horas de sono e o próprio lazer, no tempo de brincar, seu grande auxiliar de evolução e amadurecimento

O trabalho físico e mental é indispensável para uma vida saudável, alegre e feliz! Mas precisa ser complementado com o correspondente repouso e com o lazer! 


O trabalho sem descanso esgota nossas energias consumindo as imunidades naturais do corpo, levando a doenças! Por outro lado, um corpo inativo, sedentário, perece, os órgãos param, deixam de funcionar regularmente!
 
Portanto uma vida saudável exige:

atividade e repouso... atividade e repouso...
todo dia... todo dia...
indefinidamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário