segunda-feira, 16 de abril de 2012

ETERNA JUVENTUDE

O sonho da eterna juventude pode se tornar realidade!
Modernos estudos e pesquisas da ciência e da medicina já começaram. Novas conclusões veem sendo acrescentadas a outras confirmadas.
Há muito que fazer ou deixar de fazer!
Devemos ressaltar que 30% da juventude independe de nós, mas que os outros 70% sim e resultam de nosso estilo de vida!

 
O primeiro passo é pensar, não na possibilidade de ficar doente, mas na necessidade de manter o organismo saudável. É preciso cuidar do corpo para que ele não enfraqueça. Quando avançamos na idade, as doenças potencialmente fatais, não aparecem automaticamente. Antes, o corpo precisa torna-se mais frágil e vulnerável. 
Para manter o corpo saudável, os exercícios físicos são essenciais. Eles combatem o primeiro sinal da idade, que é a perda de força muscular. Uma ótima atividade é a prática do tai chi chuan, exercício oriental que combina equilíbrio, coordenação motora e meditação. Outros hábitos indispensáveis são: caminhar, no mínimo, meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. São práticas simples e vitais. O sedentarismo é o responsável pela fragilidade que permite a entrada da maioria das doenças! Fomos feitos para o movimento, a atividade!

Outro recurso essencial é alimentar-se de maneira saudável e meditar. A uva e o tomate, poderosos antioxidantes, lideram nas modernas pesquisas, seguidos dos demais legumes, verduras e frutas em geral, todos muito valorizados. O açaí, também bastante citado, devido a sua grande concentração de antioxidantes!
Preferir sempre os peixes e o frango, em lugar da carne bovina, mais gordurosa.
A principal recomendação atual, mas também a mais difícil, é controlar a quantidade dos alimentos. De qualquer forma, todos devemos comer um pouco menos do que temos vontade.
Nunca esquecer o bom prato colorido de salada!
Devem ficar fora do cardápio: as gorduras saturadas, as gorduras trans, o excesso de açúcar, a farinha de trigo e o excesso de sal.  O pior é que esses itens são os mais comuns nas dietas atuais. Continua a orientação para evitar doces, embutidos, produtos industrializados, massas em geral, salgadinhos etc.

Beber uma quantidade de água suficiente para que a urina esteja sempre clara. Em dias quentes é preciso beber muita água. Chá verde, rico em antioxidantes, quatro copos por dia, em lugar do cafezinho e de outros chás.

Quanto à novidade da inclusão da meditação, entre os que ajudam a manter a juventude, bastam cinco minutos ao dia, de recolhimento, auto-observação, de introspecção!

Os hábitos para a ETERNA JUVENTUDE são conhecidos e relativamente simples, mas exigem controle sobre as atividades do dia a dia!


A chave é AUTOMATIZAR, ou seja,

FAZER DESSES HÁBITOS UMA ROTINA



Referência:
Dr. Mehmet Oz
Cirurgião Cardíaco americano. Formado na Harvard Univesity, mestrado e MBA na Universidade de Pennsylvania, autor de mais de 350 publicações e vários livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário