sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CAMINHAR OU CORRER



A partir da década de 70, Kenneth COOPER revolucionou o mundo esportivo, valorizando a corrida como o segredo da qualidade de vida. Correr passou a ser o objetivo geral. Pistas de corrida se espalharam pelos clubes e parques. Todo mundo queria  correr...

Caminhar passou a ser considerado um exercício para idosos e convalescentes...
Atualmente, entretanto, após muitos estudos e a evolução da medicina, a situação mudou. A caminhada passou a ser considerada como a fonte da juventude! Quem quer fugir do sedentarismo, adotou o hábito de andar regularmente, a 6 km por hora! Caminhar melhora a condição física, muscular, cardiovascular e previne doenças.

Correr continua bom, mas caminhar é melhor, com menos riscos. A escolha vai depender do objetivo e das condições do praticante. Os benefícios vão resultar da intensidade do esforço. Quem pretende alcançar condicionamento físico deve preferir a corrida. Correr, evidentemente, é mais eficaz, também, para quem quer perder peso.

Os efeitos da caminhada são exatamente os mesmos da corrida, com menos riscos. A caminhada, entretanto, não deve cair na monotonia. Para evitar isso, é preciso diversificar o percurso: ter dias de caminhadas mais aceleradas, dias mais lentos e dias com caminhos mais planos ou mais íngremes. Se não houver essa preocupação os benefícios podem ficar-prejudicados

Caminhando no Parque

Atualmente, vem ganhando adeptos uma terceira forma de caminhar, com inúmeros benefícios para nossa saúde mental. Consiste em caminhar por um parque, bosque, praça, jardim ou mesmo rua. Caminhar sem qualquer objetivo que não seja ser feliz e sorrir despreocupado! Curtir o percurso: flores, arvores, construções, transeuntes, etc. Libertar a mente de toda e qualquer preocupação.
Essa prática nos traz tranquilidade e paz interior.

2 comentários:

  1. É isso, Chermont!!! Vamos nos libertar das amarras e sair por ai, livres, leves e soltos...rs bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim, Elis. o mundo está ai para a gente curtir, amiga!

      Excluir