sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

DIREITOS HUMANOS


Até o século XIX, os países, do mundo conhecido e considerado civilizado, viviam constantemente em guerras. Mas os pacifistas da época começaram a idealizar um órgão internacional capaz de resolver as divergências e impedir os conflitos.

Em 1919, em Paris, teve início uma instituição, chamada LIGA DAS NAÇÕES, que foi dissolvida, após não conseguir  impedir a Primeira Grande  Guerra, na mesma data . A Liga era constituída por países europeus. Em 1939 teve início a Segunda Grande Guerra Mundial, que só terminou com o auxilio dos Estados Unidos.

Com as desastrosas  consequências trazidas à humanidade com as duas  guerras , cresceu o interesse pela criação de um órgão responsável pela Paz Mundial.  Assim, em 1945, nasceu a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, com sede nos EUA, que veio a se transformar na verdadeira assembléia do mundo. embora não tenha conseguido acabar com as guerras.

No exercício de suas funções, em 10 de Dezembro de 1948, tornou pública a tão necessária Declaração Universal dos Direitos Humanos, com XXX parágrafos. Atualmente, 132 países fazem parte da ONU. Infelizmente nem todos respeitam esses direitos, nem fazem parte do órgão que objetiva a PAZ MUNDIAL!

Abaixo  nossa versão popular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário