sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

2013 - Paulo Coelho


"AS MINORIAS TERÃO DE SER RESPEITADAS"

Já estava me integrando ao novo ano, segura de que minhas metas e meus objetivos estavam perfeitamente escolhidos e definidos!

Para minha surpresa, folheando a revista Época, encontro uma entrevista com o escritor Paulo Coelho, que veio a me mostrar que poderia completá-los com algo de amplitude muito maior.




ÉPOCA 
Que sentimento o senhor recomenda à humanidade para os próximos meses?
Paulo Coelho 
O sentimento da responsabilidade. A humanidade terá de ser mais responsável e menos destrutiva.
A comunidade social permite que qualquer pessoa tenha uma voz que será ouvida. É preciso aproveitar isso para se fazer ouvir. É o contrário do que acontece hoje, nas caixas de comentários de notícias. Em vez de se dar conta de que são responsáveis pelo que dizem, elas se dedicam a criticar qualquer coisa e pessoa de forma violenta e indiscriminada. É o que se chama de “trolar” no jargão da internet.
Faça com que sua voz seja ouvida com responsabilidade, e não como uma brincadeira. Mais responsabilidade e menos “trolagem”!

ÉPOCA
Que lugar inspirador ou para peregrinar o senhor recomenda para 2013?
Paulo Coelho
Peregrine por seu coração. Ele é inspirador.
As pessoas estão frequentando muito a lógica e deixando de lado o sentimento. O coração tem uma caixa de ferramentas de que você precisará em 2013. Ali, você encontra a intuição e a capacidade de reagir rápido sem pensar muito. Com isso, não quero ser irracional. Refiro-me ao coração como metáfora, não como órgão.
A linguagem do coração será cada vez mais importante. Usando seu coração, você volta ao estado de criança, sem a ingenuidade da criança. Isso lhe dará condições de ser criativo para os desafios do ano. Fará você se adaptar às crises do mundo, como lidar com as novas linguagens.
O coração pode não ser pragmático, mas é sábio. Procure conhecer o interior de sua alma. E assim estará no meio da tempestade, com raios e trovões a sua volta, e se sentirá bem. Você é um desconhecido, e seu potencial é maior do que você sabe.
Passeando pela alma, você ficará feliz com o que encontrará. As pessoas temem a confrontação. No outono, as folhas brincam entre si que não querem cair, mas não adianta: elas cairão.
A paz é uma utopia se associada à ideia de ausência de conflito. Aceite os conflitos, dê boas-vindas a eles e toque para a frente, porque isso é parte da condição humana.

ÉPOCA
Quais serão os maiores obstáculos para o crescimento pessoal humano em 2013?
Paulo Coelho
A zona de conforto será o pior obstáculo. Você cria essa zona achando que tem controle sobre tudo. Ora, isso é uma ilusão completa. No momento em que você acha que está tudo bem à sua volta, aí é que reside o perigo.

ÉPOCA
O senhor vê um mundo unido por uma ideologia, como dizia John Lennon na canção "Imagine"?
Paulo Coelho
Não. É o oposto de John Lennon. Acredito num mundo em que as diferenças serão respeitadas. Estamos caminhando para um mundo de minorias. A Globalização econômica dissolveu as fronteiras. Isso nos leva a voltar à condição tribal, tendo a tecnologia como ajuda. As minorias terão de ser respeitadas.

4 comentários:

  1. Muito boa matéria, Chermont!!! Parabéns pelo escolha. bjks

    ResponderExcluir
  2. Também gostei! Esse blog está cada vez melhor! Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Ótima edição, Chermont. Adoro PC. Bjks!

    ResponderExcluir