segunda-feira, 8 de julho de 2013

KRISNAMURTI e sua revolução

Hoje vamos falar de um filósofo, escritor e educador. Já o conhecia, embora superficialmente, há algum tempo. Foi vegetariano desde nascença e muito citado no campo da alimentação saudável, da natureza e da proteção dos animais. Agora, tomei contato com suas ideias e princípios e me apaixonei.

JIDDU KRISNAMURTI nasceu em 11 de maio de 1895, na Índia, viveu 90 anos, até 17 de fevereiro de1986.
Entre seus temas, estão incluídos meditação, revolução psicológica, conhecimento, liberdade, relações humanas, mudanças positivas na sociedade global e muitos outros.
Constantemente ressaltou a necessidade de uma revolução na mente de cada ser humano para sua evolução.
Enfatizou que tal revolução não poderia ser determinada por nenhuma entidade externa, religiosa, política ou social.
Uma revolução pessoal só pode ocorrer de dentro para fora, pelo auto conhecimento e pela prática da meditação, feita por um ser humano totalmente livre, liberto de toda e qualquer forma de autoridade.
Desde jovem viria a ser conhecido e proclamado como um grande guia espiritual inteiramente descompromissado das instituiçóes sociais.
Suas palestras e escritos não se ligam a nenhuma religião ou política específica, nem se destinam ao Oriente ou ao Ocidente, mas sim ao mundo na sua globalidade.
Afirmava que a verdade tem de ser encontrada dentro de cada um de nós, através dos nossos próprios relacionamentos, da compreensão e da observação do mundo exterior.
Acreditava que qualquer mudança fundamental da sociedade só pode acontecer através da transformação da consciência individual.
Por outro lado, enfatizava a existência de um cérebro humano com uma grande capacidade energética em potencial, completamente desconhecida e ignorada.
Por isso a educação foi sempre uma das grandes preocupações de Krishnamurti. Fundou várias escolas em diferentes partes do mundo, onde crianças, jovens e adultos puderam aprender e compreender a necessidade do descondicionamento e do florescimento interior.
Suas palestras, textos e outros escritos estão reunidos em mais de sessenta livros e videos.

Assista ao vídeo Por que você não muda?

2 comentários:

  1. Adorei esse seu post! Conhecia Jiddu Krishnamurti superficialmente. Agradeço por nos trazer o seu vasto conhecimento para que aprendamos um pouco mais. Vou ver seus outros vídeos.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, Chermont!!! Eu não conhecia. Obrigada por compartilhar. Beijokas

    ResponderExcluir