segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ameaçados de Extinção

Atualmente mais de 19.000 espécies (ou tipos) de plantas e 5.000 de animais estão em perigo de desaparecer para sempre da face da terra.
Quando uma espécie está desaparecendo é chamada de espécie ameaçada de extinção
Quando o último elemento de uma espécie morre, dizemos que a espécie está extinta. Uma vez extinto, uma planta ou um animal, jamais aparecerá novamente na terra.
Há duas importantes razões pelas quais essas espécies tornam-se ameaçadas de extinção e extintas.
A principal é que seus habitats estão sendo destruídos e elas não têm onde morar.
No século XX o homem devastou muitas matas para construir estradas, casas e fábricas. Devastou florestas para construir barragens para a energia elétrica. Consequentemente, os habitats foram devastados.
Outra razão para o aumento no número de espécies ameaçadas de extinção foi a poluição causada pelas fábricas, derramamento de óleo, uso excessivo de produtos químicos e a emissão de gazes por milhões e carros.
O número de espécies de plantas e de animais que vem se tornando ameaçados de extinção, vem crescendo rapidamente a cada ano.
No período de 1700 a 1900, somente uma espécie desaparecia por ano. Mas, a partir de 1970, cerca de 200 espécies começaram a ser ameaçadas de extinção por ano.
A partir do ano 2000 pelo menos 50.000 espécies, por ano, tem desaparecido, no mundo todo.
Um dos maiores desafios que estamos enfrentando no século 21 é encontrar um caminho para salvar o mais possível dessas espécies.
Na última década, o Brasil foi o país que mais reduziu o desmatamento, mas outros problemas graves esperam solução.
A taxa de desmatamento na Amazônia é a mesma usada internacionalmente para analisar o sucesso da política ambiental. Nos últimos anos ela caiu 70%, é a maior queda registrada no mundo!

3 comentários:

  1. infelizmente ,é o homem o grande responsável por este verdadeiro suicídio do planeta .....lamentável latitude . apenas justificada pela ganância duns em prejuízo de todos

    ResponderExcluir
  2. Alguns cientistas dizem que estamos vivendo numa época geológica chamada de Antropoceno — um período em que os humanos causam danos cada vez maiores ao planeta.
    A Bíblia predisse um tempo em que o homem ‘arruinaria a terra’. (Revelação [Apocalipse] 11:18) Alguns se perguntam se já vivemos nessa época. Quanto estrago ainda será feito? Ainda há tempo para salvar o planeta? http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20140901/terra-arruinada/

    ResponderExcluir