segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cuidados no inverno

Tomar sorvete no frio dá gripe? Casaco protege? 

O inverno chega e traz com ele o aumento das doenças respiratórias. Isso acontece porque com a queda das temperaturas as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, o famoso calor humano, facilitando a transmissão de microorganismos.
Então, aquela história de não poder tomar sorvete no frio para evitar gripe não faz sentido. Não é o picolé que causa a doença, ela é transmitida de uma pessoa para outra por meio de bactérias e vírus.
Aquele conselho de mãe para não esquecer o casaco também não tem muito a ver com resfriados. O moletom não impede a doença, mas é bom para o corpo não ter que aumentar a produção de energia que deixa a gente sempre na mesma temperatura, evitando a queda de imunidade que facilita o contágio de doenças.
Agora ar condicionado, pode desligar. Ele deixa o ar seco e resseca nossa mucosa, responsável por defender o organismo contra a entrada de bactérias nos pulmões. Com ela ressecada ficamos mais vulneráveis.

E por último: pegou gripe e vai tomar um chá para sarar? Não há comprovação científica de que bebidas quentes ajudem. Mas ai beber chá, você inala o vapor e ele reduz o desconforto da congestão nasal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário