sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cristo Redentor


O Cristo Redentor é uma estátua Art Déco de Jesus Cristo no Rio de Janeiro, Brasil, criada pelo escultor francês Paul Landowski e construída pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, em colaboração com o engenheiro francês Albert Caquot.
O escultor romeno Gheorghe Leonida formou o rosto. A estátua é de 30 metros de altura, excluindo o seu pedestal de 8 metros e os braços esticados com 28 metros de largura.
A estátua pesa 635 toneladas e está localizada no pico do Corcovado, montanha de 700 metros de altura, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, com vista para a cidade do Rio. É feito de concreto armado e pedra sabão, e foi construído entre 1922 e 1931.
O trabalho de manutenção é realizado periodicamente devido aos fortes ventos e à erosão a que a estátua está exposta, bem como incidência de relâmpagos.
Um raio atingiu a estátua durante uma tempestade violenta em 10 de fevereiro de 2008, causando danos aos dedos, cabeça e sobrancelhas. Em 2010, uma enorme restauração da estátua foi realizada. O trabalho incluiu a limpeza, substituição da argamassa e pedra-sabão no exterior, restauração do ferro na estrutura interna e a impermeabilização do monumento.
Um outro raio, em 17 de janeiro de 2014, danificou novamente, desalojando um dedo na mão direita.
Um símbolo do cristianismo em todo o mundo, a estátua também se tornou um ícone cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.
Está listada como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
S.H. Holland. Cristo Redentor em construção, c. 1931.
Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário