segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Tiróide e seus sintomas


A tireoide é uma glândula do sistema endócrino, situada na parte superior do pescoço.
A função desta glândula é transformar o iodo que obtemos dos alimentos em hormônios. O hormônio mais importante é a Tiroxina ou T4, que intervém de forma direta nas mudanças de peso corporal.
Os hormônios tireoidinas influem em todo o corpo, regulando o metabolismo, sistema nervoso, crescimento e até mesmo o ritmo cardíaco. As enfermidades mais comuns da tireoide se devem a uma produção anormal de hormônios. Os problemas podem ser hipertiroidismo, produção hormonal em excesso ou hipotiroidismo, baixa produção de hormônios. As mulheres são as mais propensas a desenvolver transtornos na tireoide e o grande problema consiste na falta de diagnóstico das pacientes. Por isso, aqui te descrevemos os sintomas mais comuns:
Cansaço constante
Se você dorme o suficiente, mas ainda assim se sente sem energia durante o dia, é provável que a sua tireoide não esteja ativa. Isso faz com que todas as funções do corpo sejam afetadas, tornando-as mais lentas e portanto te fazendo se sentir esgotada.
Depressão sem motivo aparente
A produção de hormônios tireoidiano intervém nos níveis de serotonina que o cérebro produz, sendo que este hormônio é encarregado do bom estado do ânimo. Se estiver triste sem um motivo aparente, é possível que seja um sinal de hipotiroidismo.
Ansiedade e irritabilidade
Quando a tireoide produz uma quantidade excessiva de hormônios, seu metabolismo se acelera e cria a sensação de estar em constante estado de ansiedade. Se sentir que não pode relaxar mesmo que não tenha problemas, pode ser que esteja com hipertiroidismo.
Problemas de peso
No caso do hipotiroidismo, a glândula não produz o suficiente de hormônios, assim o metabolismo diminui o seu ritmo. Por mais que você leve uma vida saudável, sente que não consegues baixar de peso. Bem diferente do hipertiroidismo, que produz hormônios em excesso, aumenta o apetite mas ao mesmo tempo acelera o seu metabolismo, o que causa a perda de peso.
Falta de concentração
Em muitas ocasiões, atribuímos a falta de concentração ao estresse ou poucas horas de sono. Entretanto, a falta da glândula teroide pode causas esquecimentos constantes, falta de atenção ou mente que está sempre “no mundo da lu”. Se isso te ocorre com frequência e sem razão aparente, deve testar se não se trata de mudanças hormonais.
Mudanças no ciclo menstrual
Mudanças no padrão do seu ciclo menstrual pode ser relativos à mudanças hormonais causadas pela tireoide.
Dores nos músculos ou extremidades
Se sentir formigamentos estranhos ou dores nas suas extremidades sem motivo aparente, pode ser que os hormônios estejam prejudicando os nervos que enviam sinais ao seu cérebro.
Termostato interno descontrolado
Se sentir frio mesmo em temperaturas quentes, pode ser problema de hipotiroidismo. Ao não produzir hormônios o suficiente, o metabolismo fica mais lento e causa a sensação de frio. Por outro lado, as pessoas com hipertiroidismo, apresentam calor inexplicável e suor em excesso, pois seu metabolismo trabalha em uma velocidade em excesso.
Pressão arterial alta
As anomalias na produção de hormônios podem influir no ritmo cardíaco e portanto podem provocar hipertensão. As pessoas que sofrem com hipertiroidismo têm de duas a três vezes mais chances de desenvolver pressão arterial alta.
FONTE: perfeito.guru

Nenhum comentário:

Postar um comentário