segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Papai Noel

Papai Noel é o nome da figura representativa da lenda sobre um senhor, conhecido como "o bom velhinho", que vestido de roupas vermelhas e longas barbas brancas, surge na noite da véspera do dia de Natal com um saco de presentes para dar às crianças que se comportaram bem durante o ano.
Esta é a lenda mais difundida na cultura ocidental que, possivelmente, surgiu com base na figura de São Nicolau.
A lenda do Papai Noel
De acordo com a lenda, São Nicolau era um bispo nórdico que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. De acordo com a tradição, o bispo colocava um saco com moedas próximo à chaminé da casa de quem seria beneficiado.
A figura do simpático velhinho, gorducho, que trajava casaco vermelho debruado com pelo branco, cinto e botas pretas, foi criada pelo alemão Thomas Nast em 1866. 
A popularidade e caracterização do Papai Noel desta forma é atribuída à forte influência da marca Coca-Cola, que lançou uma campanha publicitária em 1931 utilizando a imagem criada por Nast.
Através dos veículos de mídia como filmes, músicas, propaganda e a própria publicidade, esta imagem continua se mantendo atual até os dias de hoje.
Para os americanos, o Papai Noel vive no Pólo Norte. Já para os europeus, sua casa é na Lapônia, Finlândia. Anualmente as crianças enviam para os correios cartas endereçadas ao Papai Noel com pedidos de presentes. Em Portugal, o Papai Noel é conhecido por Pai Natal. Segue abaixo, o nome do Papai Noel em outras línguas:

Alemão: Nikolaus ou Weihnachtsmann
Croata: Djed Mraz
Dinamarquês: Julemanden
Espanhol: Papá Noel
Finlandês: Joulupukki
Francês: Père Noël
Inglês: Santa Claus
Italiano: Babbo Natale
Holandês: Kerstman
Russo: Ded Moroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário