segunda-feira, 12 de março de 2018

Edifício Itália


Edifício Itália é considerado o segundo mais alto tanto da cidade de São Paulo e do Brasil, possui 165 metros (150 deles a partir do chão). Conta com 19 elevadores, 46 andares e tem capacidade para dez mil pessoas, sendo que o movimento total de visitantes ao longo do dia pode chegar a 25 mil.
O edifício foi inaugurado em 1965, sendo idealizado pelo Circolo Italiano, associação da colônia italiana na cidade de São Paulo, sediada no mesmo terreno. Sua construção tinha grande importância simbólica para esses colonos, pois representava a ascensão social e econômica dos imigrantes italianos. Então, em 1953, a construtora Otto Meinberg deu início aos planos de construção do prédio, escolhendo o arquiteto Franz Heep para participar da elaboração do projeto.
As obras do Edifício Itália iniciaram no começo da década de 60, sendo concluídas cerca de cinco anos depois. A maior dificuldade foi elaborar uma fundação que evitasse a inundação do prédio construído sobre um lençol freático. Duas bombas expulsam a água 24 horas por dia e a construção ainda é protegida por um parede com 60 cm de concreto que fica a 8 metros abaixo do nível da rua. Toda essa estrutura atrasou a obra em cerca de um ano e meio.
Segundo consta nos documentos guardados pela administração, a construção do Edifício Itália somente foi permitida pelas autoridades municipais devido a sua localização em um dos pontos focais da cidade, na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís.
O Edifício Itália tornou-se um marco na cidade não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu famoso restaurante Terraço Itália, situado na cobertura, o que permite uma vista espetacular de 360 graus da cidade de São Paulo. Em dois pequenos anexos externos encontra-se o antigo clube Circolo Italiano e os demais andares são ocupados praticamente por escritórios.
O Edifício Itália surpreende a todos que passam pelo local, seja pela extrema altura ou por sua beleza arquitetônica. É uma construção protegida pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada brasileira.
Além do Circolo Italiano e do Restaurante, o Edifício Itália abriga o Teatro Itália e diversas lojas nos andares inferiores. No total são 52 mil metros quadrados de área construída, sendo que a partir do quinto andar estão escritórios das mais variadas empresas.
A visitação ao terraço do Edifício Itália é gratuita e independente do Restaurante.

Um comentário:

  1. Meu finado e amado pai, Cezar W. Frazatto, na década de 70, seguido por meu querido padrinho Bepe Cappellano, fez nossa família se associar do Circolo Italiano, no edifício Itália.
    Recordo-me dessa ala social, muito bem; era chiquérrima, e todos da colônia italiana que eram associados, sempre estavam bem trajados.
    A sede de campo, eu não sei em que época foi inaugurada, mas creio que não foi muito tempo depois, pois lembro das pessoas lá presentes, comentando a respeito; mas como eu era muito novo, minha lembrança é muito vaga hoje, para me dar direito de comentar da sede de campo. Foi uma época muito agradável de minha vida, pois a família era muito unida nessa fase nossa. Saudades desse tempo...

    ResponderExcluir