segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Grace Kelly



Grace Kelly nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 1929. De família abastada, desde criança participava das atividades de dança e teatro na escola. Em 1947 mudou-se para Nova Iorque para ganhar a vida como manequim. Nessa época, ingressou na American Academy of Dramatic Arts.
Em 1948 concluiu o curso na Academy com a apresentação da peça “The Philadelphia Story”. Com a ajuda do produtor de teatro Fred Coe, subiu nos palcos da Broadway com o drama “O Pai”, de Strindberg, em 1949. Grace trabalhou na televisão, antes de chegar a Hollywood, convidada pelo produtor Delbert Mann, para fazer uma ponta no filme “Fourteen Hours” (Horas Intermináveis) (1951).  Em 1952, ganhou o papel da noiva do xerife Gary Cooper, num clássico do faroeste “Matar ou Morrer”, dirigido por Fred Zinnemann.
Em 1953 Grace Kelly atuou em “Mogambo”, recebendo o “Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante”. Em 1954, Grace Kelly ganhou o “Oscar de Melhor Atriz” pela atuação no filme “Amar é Sofrer”. Nesse mesmo ano, seduziu o público e a crítica com “Janela Indiscreta” e “Disque M Para Matar”, ambos de Alfred Hitchcock. Em seguida, atuou em “Ladrão de Casaca” (1955), do mesmo diretor, outro sucesso de público.
Durante as gravações de “Ladrão de Casaca”, Grace foi levada por Hitchcock para Monte Carlo, em Mônaco, onde a atriz conheceu o Príncipe Rainier III. Grace foi levada para conhecer o palácio de duzentos quartos do principado. No ano seguinte, ela o convidou para conhecer a mansão dos seus pais em Filadélfia, Estados Unidos. Em 1956, no filme “Alta Sociedade”, Grace se despediu das telas. Anunciou que não faria mais filmes, rompera seu contrato com a agência Metro, para casar e mudar de vida.
Com apenas onze filmes e estrela de Hollywood, com 26 anos renunciou a tudo para entrar para a realeza. Dez dias depois das filmagens de Alta Sociedade, ela estava em Nova Iorque, de onde embarcou para Mônaco a bordo do transatlântico Constitution. Levava sua família e uma centena de convidados. No dia 18 de abril de 1956, com quatro noites de festas, seu casamento foi realizado no Palácio de Mônaco. O casal teve três filhos Caroline, Albert e Stephanie.
No dia 14 de setembro de 1982, em uma curva malfeita, o seu Rover 3500, saiu da estrada entre Roc Agel (onde fica a residência de verão dos soberanos de Mônaco) e o palácio real, para espatifar-se 15 metros abaixo e pegar fogo.
Grace Kelly faleceu em Mônaco, no dia 14 de setembro de 1982. A princesa de Mônaco foi sepultada no dia 18 de setembro na Catedral de São Nicolau em Mônaco.

Filmografia de Grace Kelly

  • Horas Intermináveis (1951)
  • Matar ou Morrer (1952)
  • Mogombo (1953)
  • Amar é Sofrer (1954)
  • Janela Indiscreta (1954)
  • Disque M Para Matar (1954)
  • Tentação Verde (1954)
  • As Pontes de Toko-R (1954)
  • Labrão de Casaca (1955
  • O Cisne (1956)
  • Alta Sociedade (1956)

Ladrão de Casaca (trailer)




Nenhum comentário:

Postar um comentário