terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Papa Francisco



Papa Francisco ou Jorge Mario Bergoglio nasceu no bairro de Flores, em Buenos Aires, Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Filho de um casal de imigrantes italianos do Piemonte. Seu pai Mario Bergoglio era ferroviário e a mãe, Regina Maria Sivoni, dona de casa. Aos 20 anos, ele sofreu uma grave infecção respiratória e teve um de seus pulmões extraído. Aos 21 anos, depois de abandonar as aulas de técnico em química, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus, e se formou em filosofia.
Papa Francisco foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969. No ano seguinte graduou-se em teologia. Aos 36 anos, tornou-se responsável pela ordem jesuíta na Argentina, função que exerceu até 1978. Entre os anos de 70 e 80, lecionou filosofia e teologia em escolas de Buenos Aires. Foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de São Miguel, onde estudou. Em 1986, passou alguns meses na Alemanha, para finalizar sua tese de doutorado. Em 1992, foi designado bispo auxiliar de Buenos Aires e em 1998, arcebispo primaz da Argentina. No papado de João Paulo II, em 21 de fevereiro de 2001, recebeu o título de cardeal.
Bergoglio mantinha hábitos simples. Morava sozinho, em um apartamento no 2º andar do edifício da arquidiocese, ao lado da Catedral de Buenos Aires, na Praça de Maio. Fazia sua própria comida, andava de ônibus e de metrô. As visitas às favelas de Buenos Aires eram frequentes. Esteve no Brasil em 2007, para a 5ª Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida, durante a visita de Bento XVI.
O cardeal desembarcou em Roma duas semanas antes do conclave. Não usou o automóvel do Vaticano que estava à sua disposição. Ia a pé para a Santa Sé. Na Capela Sistina, na primeira das cinco votações, os votos se distribuíram entre vários nomes. Na segunda, três candidatos se destacaram: Bergoglio, o italiano Angelo Scola e o canadense Marc Ousellet. A vantagem de Bergoglio se consolidou no terceiro escrutínio. No quinto ele obteve um grande consenso quando atingiu dois terços dos votos, 77 de 115. Com a eleição, no dia 13 de março de 2013, o novo papa se dirige ao balcão da Basílica de São Pedro para saldar a multidão que o esperava na Praça de São Pedro. O nome Francisco foi escolhido por Bergoglio em referência a São Francisco de Assis, pela sua simplicidade e dedicação aos pobres.
No dia 22 de julho de 2013 o Papa Francisco desembarcou no Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de um milhão de jovens de várias partes do mundo.
Papa Francisco é o 226º papa da história da Igreja, o primeiro pontífice não europeu em 1200 anos. É o primeiro papa vindo da América Latina. Foi eleito Papa no conclave de 13 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário